Aproximações entre tecnologias e educação profissional: apontamentos sobre a implantação do projeto tecnoteca no Instituto Federal Fluminense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.418

Resumo

Este artigo tem como intuito problematizar a relação existente entre políticas públicas para a promoção de práticas na educação tecnológica e a sua efetiva implementação. Para tanto, utilizou-se como estudo de caso a criação da Tecnoteca no Instituto Federal Fluminense (IFF), uma sala interativa com ambiente futurístico com recursos didáticos diferenciados. [...]. Como método de coleta de dados, recorreu-se a uma entrevista concedida pela idealizadora do projeto e, a partir desses dados; realizou-se uma interpretação dessas falas e suas relações com os teóricos que embasaram este artigo a partir da técnica de análise de dados conceituada como Análise Textual Discursiva. A partir desse estudo de caso, constatou-se a necessidade de engajamento da gestão escolar para realização de projetos tecnológicos, em virtude das resistências às novas metodologias de ensino, corroborando a importância da formação continuada de professores. 

Palavras-Chave: Tecnologia Educacional Digital; Institutos Federais; Tecnoteca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Arthur Rezende da Silva, Universidade Católica de Petrópolis, RJ. Instituto Federal Fluminense

Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Rio de Janeiro (UCP). Técnico em Assuntos Educacionais, cargo de nível superior da área pedagógica, do Instituto Federal Fluminense, Campus Santo Antônio de Pádua, RJ. Atualmente, Diretor-geral reeleito do campus (2020-2024). Professor efetivo da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) de Santo Antônio de Pádua, atuando na Licenciatura em Pedagogia.

Carolina Barros Pimenta, Universidade Católica de Petrópolis - RJ - UNILASSALE - RJ

Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis - UCP. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2016). Pós-graduada em Administração, Supervisão e Orientação Educacional (2009) e em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas (2018) . Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro - UNILASALLE, RJ (2014) e Turismo pela Unipli (2004). Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio La Salle Abel e responsável pelo curso de pós-graduação em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais do Unilasalle. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, gestão, metodologias ativas e tecnologias educacionais.

Downloads

Publicado

2021-04-24

Como Citar

Rezende da Silva, A., & Barros Pimenta, C. . (2021). Aproximações entre tecnologias e educação profissional: apontamentos sobre a implantação do projeto tecnoteca no Instituto Federal Fluminense. Revista Pesquisa Qualitativa, 9(20), 179–199. https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.418

Edição

Seção

EducaçãoTecnológica