Formação continuada de docentes para autoria baseada no modelo TPACK e na abordagem construcionista, contextualizada e significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.411

Resumo

Este estudo buscou analisar como docentes do Ensino Fundamental podem utilizar uma ferramenta de autoria em sua prática pautando-se na abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa, considerando os saberes do modelo TPACK, relativo a base de conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdos do professor. [...] Os dados emergiram da observação de fóruns, materiais didáticos produzidos e questionário de autoavaliação. Observou-se a apropriação satisfatória da ferramenta de autoria por oito docentes; seis materiais criados incluíram a abordagem satisfatoriamente. Duas propostas não contemplaram conhecimentos pedagógicos do modelo TPACK. Evidenciou-se a importância da centralidade do estudante no processo de planejamento da prática e observou-se que a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa tem potencial para promover a aprendizagem conforme o modelo TPACK, porém este carece de considerar a abordagem para que a integração dos seus saberes se realize plenamente.

Palavras-chave: Formação Docente; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; TPACK; Abordagem CCS; Tecnologias na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mônia Daniela Dotta Kanashiro, Multimídia Educacional

Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista, investiga prática docente com uso ferramenta tecnológica de autoria. É especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela UFF- RJ (2013). Possui graduação em Letras - Português e Inglês pelo Instituto Educacional do Estado de São Paulo (2008) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é Gerente do setor pedagógico na Multimídia Educacional e atua como professora do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino de Presidente Prudente- SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional.

Klaus Schlünzen Junior, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor livre-docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, com estágio de Pós-doutoramento na Universitat de Barcelona e becário da Fundación Carolina. Foi também bolsista Produtividade em Pesquisa PQ de 2006 a 2009. Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da UNESP de 2008 a 2018 e Diretor Acadêmico da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em 2017. É professor efetivo do Departamento de Estatística, do programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp, coordenador geral do Programa de Mestrado Profissional em rede em Educação Inclusiva (PROFEI) e coordenador do Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Inclusão Digital e Escolar, Tecnologias na Educação, Educação digital e híbrida, e Aprendizagem Organizacional.

Downloads

Publicado

2021-04-24

Como Citar

Kanashiro, M. D. D., & SCHLUNZEN JÚNIOR, K. (2021). Formação continuada de docentes para autoria baseada no modelo TPACK e na abordagem construcionista, contextualizada e significativa. Revista Pesquisa Qualitativa, 9(20), 81–113. https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.411

Edição

Seção

EducaçãoTecnológica