A análise textual discursiva na pesquisa qualitativa no ensino de filosofia: peneiradas intempestivas no PROF-FILO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.369

Resumo

Diante do significativo lugar do PROF-FILO na produção acadêmica para o ensino de filosofia enquanto área de pesquisa filosófica, este artigo objetiva desvelar alguns dos elementos metodológicos de pesquisas realizadas nesse mestrado profissional, elencando contribuições para o ensino de filosofia. Para tal, definimos como pergunta-problema: “o que é isso que se mostra de pesquisas qualitativas nas dissertações do PROF-FILO?”. Estabelecemos sete dissertações, produzidas pela primeira turma do PROF-FILO (2017-2019), como corpus investigativo. O guia de análise, que metaforicamente denominamos de nossa “peneira”, foi a Análise Textual Discursiva (ATD). A partir dessas escolhas, três abordagens metodológicas apresentaram-se com significativa recorrência: pesquisa fenomenológica, pesquisa-ação e pesquisa intervenção. Apontamos, como elemento expressivo, a abertura para o interrogar e o compreender o mundo das vivências dos sujeitos envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem da filosofia.

Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; Análise Textual Discursiva; Ensino de Filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sônia Maria Lira Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda do PPGE-UFAL na linha de pesquisa Educação, Culturas e Currículos. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba e Professora de Filosofia da Universitária Federal de Campina Grande-PB.

Rosemary Marinho da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora de Filosofia no Campus IV da Universidade Federal da Paraíba; Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba. Bolsa sanduíche na Universidade de Barcelona.

Gabriela da Nóbrega Carreiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda na linha Processos de Ensino e Aprendizagem no Programa de Pós-graduação em
Educação – PPGE da UFPB. Mestra em Educação pelo PPGE/UFPB, graduada em Licenciatura Plena em Filosofia pela UFPB e Bacharelado em Filosofia pela mesma instituição situada no campus I,na cidade de João Pessoa-PB, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Ferreira, S. M. L. ., Silva, R. M. da ., & Carreiro, G. da N. (2020). A análise textual discursiva na pesquisa qualitativa no ensino de filosofia: peneiradas intempestivas no PROF-FILO. Revista Pesquisa Qualitativa, 8(19), 800–834. https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.369