Construtivismo e Enativismo são duas filosofias de aprendizagem de matemática opostas?

Autores

  • Andrei Simionescu-Panait Polytechnic University of Bucharest

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.18.338

Resumo

Construtivismo e enativismo são filosofias opostas com referência ao ensino da matememática. O artigo explora as raízes do construtivismo cinestésico na fenomenologia de Husserl sobre o corpo-vivente. A seguir, o artigo descreve os principais pontos em que o enativismo difere explicitamente do construtivismo. Finalmente, o artigo lista os critérios para opor ou reunir enativismo e construtivismo; e argumenta que ambos visam diferentes resultados pedagógicos e têm diferentes funcões de ensino.

Palavras-chave: Construtivismo cinestésico; Enativismo; Husserl; Eu posso; Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-10-07

Como Citar

Simionescu-Panait, A. (2020). Construtivismo e Enativismo são duas filosofias de aprendizagem de matemática opostas?. Revista Pesquisa Qualitativa, 8(18), 419–430. https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.18.338