A escola pública como objeto de estudo

Autores

  • Celestino Alves da Silva Jr. Universidade Estadual Paulista

Resumo

Resumo: A determinação do método pelo objeto e do objeto pela disciplina são princípios epistemológicos complementares e necessários à definição da escola pública como objeto de estudo. As diferenças entre a escola pública e a escola privada são substanciais e não acidentais. A ideia de escola pública está ligada à lógica do direito à educação; a ideia de escola privada se associa à lógica do mercado educacional. O conflito entre as duas lógicas é insolúvel. A lógica do direito à educação tem a solidariedade como seu princípio básico. Para a lógica do mercado educacional o princípio básico é o da competitividade. O conceito de projeto pedagógico pode constituir uma síntese inicial para uma agenda de pesquisa sobre a escola pública.

Palavras-chave: Escola pública; Epistemologia; Educação Brasileira.

 

Public school as a research subject

Abstract: While the subject determines its method, the discipline determines its subject. These two epistemological principles are complementary and necessary for the definition of the public school as a subject of research. The difference between public and private school are permanent and not occasional. Public school refers to educational rights, while the private school follows the rules of the educational market. The conflicts between two logics are insoluble – the right to education has solidarity as its main principle, the (educational) market’s main principle is competitiveness. The pedagogical project understood as a deep concept can work as an initial synthesis for a research agenda about the public school.

Keywords: Public school; Epistemology; Brazilian Education.

 

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Publicado

2016-11-14

Como Citar

Silva Jr., C. A. da. (2016). A escola pública como objeto de estudo. Revista Pesquisa Qualitativa, 4(4), 17–29. Recuperado de https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/32