Journal club estratégia de ensino e aprendizagem para desenvolvimento da enfermagem baseada em evidência

Autores

  • Vanessa Cecília de Azevedo Michelan UNESP-BOTUCATU-SP
  • Wilza Carla Spiri Departamento de Enfermagem - FMB -UNESP

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.16.319

Resumo

Resumo: Estudo de revisão integrativa da literatura. As bases de dados foram: Scopus; Pub Med; ProQuest; Web of Science e BVS, as palavras chaves: journal club e enfermagem ou gestão participativa, no período de 2014 a 2018. O critério inclusão foi: incluir as categorias de artigo (original, revisão de literatura, estudo de caso, multimétodo, análise de conteúdo, entre outros); artigos com resumos e textos completos disponíveis para análise no âmbito nacional e internacional. Foram encontrados 97 artigos, 23 atenderam os critérios de inclusão e constituíram a amostra. Apos análise Bibliométrica extraíram-se quatro categorias tais como: Implementação da estratégia de ensino e aprendizagem Journal Club; Construção do método do Journal Club; As vantagens e desafios da implementação do Journal Club e Avaliação da estratégia Journal Club. Trata-se de uma estratégia promissora, porém pouca utilizada no âmbito nacional, conhecida internacionalmente, mas há necessidades de mais evidências sob sua eficácia ao longo do tempo

Palavras-chave: Journal Club; Enfermagem; Gestão Participativa e Liderança.

 

Journal club teaching and learning strategy for evidence-based nursing development

Abstract: Integrative literature review study. The databases were: Scopus; Pub Med; ProQuest; Web of Science and VHL, the key words: journal club and nursing or participatory management, from 2014 to 2018. The inclusion criterion was to include article categories (original, literature review, case study, multi-method, content, among others); articles with summaries and full texts available for analysis at national and international level. We found 97 articles, 23 met the inclusion criteria and constituted the sample. After the Bibliometric analysis, four categories were extracted: Implementation of the teaching and learning strategy Journal Club; Construction of the Journal Club method; The advantages and challenges of implementing the Journal Club and Journal Strategy Review. It is a promising strategy, but little used at the national level, known internationally, but there is a need for more evidence under its effectiveness over time.

Keywords: Journal Club, Nursing, Participative Management Leadership.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Cecília de Azevedo Michelan, UNESP-BOTUCATU-SP

Enfermeira doutoranda na Unesp-Botucatu-SP

Mestre em Enfermagem na Unesp-Botucatu-SP

Enfermeira 

Wilza Carla Spiri, Departamento de Enfermagem - FMB -UNESP

Departamento de Enfermagem - FMB -UNESPRN, PhD, Associate ProfessorDepartment of Nursing - Botucatu Medical SchoolUniv Estadual Paulista+55-14-38801320https://orcid.org/0000-0003-0838-6633

Referências

ATALLAH, A. N.; CASTRO, A. A. Evidências para melhores decisões clínicas. São Paulo: Lemos Editorial, 1998.

DOMENICO, E. B. L. D.; IDE, C. A. C. Enfermagem baseada em evidências: princípios e aplicabilidades. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v.11, n. 1, p. 115-118, jan./fev.2003.

DOVI, G. Empowering change with traditional or virtual journal clubs. Nursing, Jenkintown, v. 44, n. 10, p. 51-53, jan. 2015.

DRAGANOV, P. B. et al. Journal Club: a group of research experience. Revista Brasileira de Enfermagem, Ribeirao Preto,v.71, n. 2, p. 446-450, 2018.

FERGUSON, C. et al. The integration and evaluation of a social-media facilitated journal club to enhance the student learning experience of evidence-based practice: A case study. Nurse Education Today, Edinburgh ,v. 48,n. 1, p.123-128, 2017.

GALVÃO, C. M.; SAWADA, N. O.; TREVIZAN, M. A. Revisão sistemática: recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 12, n. 3, p. 549-556, maio./jun. 2004.

GANONG, L. H. Integrative reviews of nursing research. Research in Nursing & Health, New York, v. 10, n. 1, p. 1-11, 1987.

GARDNER, K. JR. et al. Implementing and Sustaining Evidence Based Practice Through a Nursing Journal Club. Applied Nursing Research, Philadelphia, v. 31, n. 1, p. 139-145, 2016.

LAMAR, R. A. Using a Virtual Journal Club for Sharing Evidence-Based Practice Recommendations in Critical Care Registered Nurses. Teaching and Learning in Nursing, Amisterdan, v. 12, n.1, p. 53-58, 2017.

LOPES, A.; LICHTENST, A. William Osler. Revista De Medicina, São Paulo, v. 86, n.3, p.185-188, jul./set. 2007.

MCKEEVER, S. et al. Creating a journal club competition improves paediatric nurses' participation and engagement. Nurse Education Today, Edinburgh, v. 37, n.1, p. 173-177. 2016.

MOONAN, M. et al. Charting the Course for a Nursing Online Journal Club: Part II. The Journal of Continuing Education in Nursing, Pitman, v.47, n. 1, p. 14-16, 2016.

NGUYEN, T. N., & WILSON, A. . Hospital readiness for undertaking evidence-based practice: A survey. Nursing & Health Sciences, Carlton, v.18, n. 4, p. 465-472, 2016.

PFEFFER, J.; SUTTON, R.I. Evidence-based management. Harvard Business Review, Boston, v. 84, n.1, p.62-74, 2006.

PURNELL, M.; MAJID, G. S. V. A pediatric nurses' journal club: Developing the critical appraisal skills to turn research into practice. Australian Journal of Advanced Nursing, South Melbourne, v. 34, n. 4, p. 34-41, 2017.

RODRIGUEZ, C. et al. Barriers to Participation in an Online Nursing Journal Club at a Community Teaching Hospital. The Journal of Continuing Education in Nursing, Pitman, v.47, n. 12, p. 536-542, 2016.

SCHERZER, R. et al. Journal Club for Prelicensure Nursing Students. Nurse Educator, Wakefield, Mass, v. 40, n. 5, p. 224-226, set./out. 2015.

WESTLAKE, C. et al. Nursing Journal Clubs and the Clinical Nurse Specialist. Clinical Nurse Specialist, Baltimore, v. 29, n.1, p. 1-10, jan./fev. 2015.

WHITING, D. Fostering Confidence in Critical Thinking and Research Appraisal Skills through Journal Club Participation: An Action Research Study. Journal of Pedagogyc Development, Luton, v 5, n. 2, p. 8-16, 2015.

WILSON, M. et al. Striving for evidence-based practice innovations through a hybrid model journal club: A pilot study. Nurse Education Today, Edinburgh, v. 35, n. 5, p.657-662, 2015.

Publicado

2020-04-22

Como Citar

Michelan, V. C. de A., & Spiri, W. C. (2020). Journal club estratégia de ensino e aprendizagem para desenvolvimento da enfermagem baseada em evidência. Revista Pesquisa Qualitativa, 8(16), 105–117. https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.16.319