Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Pesquisa Qualitativa é interdisciplinar e tem por objetivo publicar artigos que tematizem a pesquisa qualitativa ou se alinhem a ela em termos de concepção de pesquisa.

A missão da Revista Pesquisa Qualitativa é divulgar a investigação qualitativa efetuada nas áreas das ciências Exatas, da Saúde, Humanas e Educação, esclarecendo a própria pesquisa qualitativa, modalidades e suportes científico-filosóficos. Nesse sentido ela é um espaço onde são veiculados pesquisas e estudos que versam sobre investigação qualitativa efetuada nas áreas das ciências da Educação, Exatas, Humanas e da Saúde, segundo modalidades diversas dessa abordagem e suas possibilidades de trabalhar de diferentes modos, como hermenêutico, estrutural, etnográfico, histórico, simbólico, crítico.

A revista publicará artigos sobre a própria pesquisa qualitativa, modalidades e suportes técnico-científico-filosófico-artístico; artigos sobre pesquisas realizadas; pesquisa qualitativa nas diferentes áreas do conhecimento; resenhas de obras de referência.

Os artigos podem ser publicados nas línguas portuguesa, espanhola, italiana, inglesa e francesa, com resumos e palavras-chave em Português e em Inglês.

 

Políticas de Seção

Estudos

Estudos são entendidos como ensaios ou textos que abordam assuntos de maneira descritiva e analítica, levantando polêmicas, questões, interrogando o existente e apresentando discussões que iluminam caminhos e contribuam com a compreensão do que está sendo enfocado.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Pesquisa

Pesquisa é entendida como investigação sobre um tema posto em destaque e que contemple, no texto escrito, os embasamentos dos procedimentos da pesquisa, a metodologia, a investigação efetuada, os resultados obtidos ou esclarecimentos do interrogado.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Resenhas sobre obras de referência que abordem a pesquisa qualitativa.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: Pesquisa Qualitativa em Psicologia Clínica

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Temática - Pesquisa Qualitativa sobre Tecnologias Educacionais na Educação Inclusiva

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Outros Temas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos encaminhados pelos autores proponentes, para os números regulares e para os números Temáticos, serão enviados, sem nomear o autor, a dois consultores externos especialistas na área a que se refere o artigo para emitirem pareceres sobre sua relevância e qualidade. Em caso de divergência, um terceiro parecer será solicitado.

 

Periodicidade

A revista é quadrimestral desde 2016.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, em formato PDF, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

 

 

Pareceristas ad hoc

Pareceristas ad hoc no ano de 2018 

Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar - Universidade Federal de Goiás

Adriana Zilly - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Alcina Martins - Universidade Lusófona do Porto

Alessandro Gemino – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome - Universidade Federal de Juiz de Fora

Amanda Meincke Melo - Universidade Federal do Pampa

Ana Maria de Almeida - Universidade de São Paulo

Ana Pereira Antunes - Universidade da Madeira

Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo - Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro e Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Anna Cecília Bezerra - Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns

Beatriz Manzano - Antonio de Nebrija University

Bernadete Medeiros Fernandes Lessa - Instituto de Psicologia Fenomenológico Existencial do Rio de Janeiro

Carlos Cardoso Silva - Universidade Federal de Goiás

Carmen Gamarra - Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Carmen Lúcia Brito Tavares Barreto – Pontifícia Universidade Católica

Cecilia Melella - Universidad de Buenos Aires

Clélia Maria Ignatius Nogueira – Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Clodis Boscarioli - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Cristiane Correia Taveira – Instituto Nacional de Educação de Surdos

David Alfonso Páez - Universidad Autonoma de Aguascalientes

Débora Candido de Azevedo - MDR - Psicólogos Associados, FLUIR PSICOLOGIA

Douglas Moraes

Dulce Maria Strieder– Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Elaine Lopez Feijoo - Instituto de Psicologia Fenomenológico-existencial do Rio de Janeiro

Elisangela Bellafronte - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Elza Dutra - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Esperança Gago

Fabiane Maria Garcia - Universidade Federal do Amazonas

Fabiano Antunes - Universidade Federal da Grande Dourados

Flomar Chagas – Instituto Federal de Goiás

Gerusa Ferreira Lourenço - Universidade Federal de São Carlos

Guilherme da Silva Sant'Anna - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Henriette Tognetti Penha Morato – Universidade de São Paulo

Ingrid de Mello Vorsatz - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Jorge Bidarra – Universidade Estadual do Oeste do Paraná

José Carlos Pinto da Costa - Universidade Nova de Lisboa

Kelly Roberta Mazzutti Lübeck – Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Lucia Terezinha Zanato Tureck – Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Luciana Mara Monti - Universidade de São Paulo

Luciane Torezan Viegas - Centro Universitário Ritter dos Reis

Luis Paulo Leopoldo Mercado - Universidade Federal de Alagoas

Luiz Alexandre da Silva Rosado - Instituto Nacional de Educação de Surdos

Luzia Neide Menezes Teixeira Coriolano - Universidade Estadual do Ceará

Marcello Accetta

Maria Aparecida Viggiani Bicudo – Universidade Estadual Paulista

Melina Séfora Souza Rebouças - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Myriam Moreira Protasio - Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro e Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Natalia Del Angelo Aredes - Universidade Federal de Goiás

Reginaldo Aparecido Zara – Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Renata Grossi - Universidade Estadual de Londrina

Renata Meira Véras - Universidade Federal da Bahia

Roberta Amorelli

Roberto Novaes

Robson Simplicio de Sousa - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Rodrigo Saavedra

Rosana Franzen Leite – Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Rosane Meire Munhak da Silva – Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Serigne Ababacar - Universidade Federal de Goiás

Silvio Donizetti Gallo - Universidade Estadual de Campinas

Vander Valduga - Universidade Federal do Paraná